Shaolin agora consegue se comunicar e reconhecer algumas pessoas


Shaolin (Foto: Divulgação)
Shaolin (Foto: Divulgação)

Shaolin (Foto: Divulgação)
Shaolin (Foto: Divulgação)

Após quase 2 anos em coma por conta de um acidente de carro, o humorista Francisco Jozenilton Veloso, popularmente conhecido como Shaolin, mostrou sinais de consciência nesta semana.

Desde o acidente de carro ocorrido em 18 de janeiro de 2011 (quando bateu de frente com um caminhão que vinha em pista contrária), o humorista está em coma e não tem demonstrado sinais de consciência. Porém, após vários meses de terapia intensiva, Shaolin tem conseguido se comunicar com os olhos, mostrando sinais de consciência e reconhecendo várias pessoas.

A confirmação veio após uma série de testes efetuados com um aparelho de tecnologia sueca capaz de medir e calcular a movimentação dos olhos, percebendo se os movimentos são feitos de forma voluntária ou não. Shaolin respondeu muito bem aos estímulos dos médicos e da família, reagindo conscientemente às perguntas e reconhecendo as pessoas ao seu redor. A máquina também é capaz de captar respostas positivas ou negativas através dos movimentos oculares, tornando-se assim um meio para que o paciente (no caso, o Shaolin) possa se comunicar com as pessoas ao seu redor.

A esposa do comediante, Laudiceia Veloso, confessou estar bastante ansiosa para voltar a se comunicar com o marido, ainda que através da máquina. “Foi emocionante! Há muito tempo a gente espera uma resposta dele de alguma forma. Até o momento não tínhamos uma resposta concreta, mas a partir da máquina conseguimos. Ela vai demonstrar como e até onde o nível de consciência dele está aumentando. Vai ficar muito mais fácil de se comunicar” – relatou.

Ainda que Shaolin mostre sinais de consciência, ele ainda não consegue demonstrar nenhuma expressão. Segundo os médicos, a comunicação ainda está sendo feita de forma bastante sutil, através da máquina, e ainda é preciso tempo e paciência para ver como o humorista reagirá ao tratamento, bem como se ficará ou não com sequelas do acidente. Isso, segundo eles, só o tempo poderá dizer.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes
Anterior Lotofácil da Independência: saiba mais
Próximo Capuccino, Capuchino ou Cappuccino: qual é o certo?