Pterígio: causas, sintomas, tratamento


Pterígio

Você sabe o que é pterígio?

Conhecido como “carne no olho“, o pterígio é uma membrana fibrovascular que cresce sobre a córnea. Geralmente o pterígio nasce no canto interno do olho, mas também pode crescer no canto externo. É considerada como uma doença não infecciosa e benigna, mas normalmente compromete a visão e pode ser retirada com cirurgia.

Pterígio (Foto: Divulgação)
Pterígio

Causas

O pterígio é causado por fatores ambientais e externos, como exposição solar (raios ultravioletas), vento e poeira, além dos fatores genéticos, que também propiciam o surgimento do pterígio.

Sintomas

Além de dificultar a visão, a pessoa sente prurido, ardência, queimação nos olhos e coceira, ocasionando a vermelhidão, além da fotofobia (sensibilidade à luz) e lacrimejamento dos olhos.

Tratamento

O crescimento do pterígio varia de pessoa a pessoa, podendo crescer tanto lentamente ou rapidamente, bloqueando totalmente a visão. Para amenizar os sintomas, como vermelhidão e coceira, os oftalmologistas indicam colírios, porém não regride o pterígio, apenas melhoram os incômodos. O mais indicado para tratar é a cirurgia, para remoção desse tecido.

Os oftalmologistas indicam o procedimento cirúrgico quanto há o comprometimento real da visão. Se o pterígio ultrapassar em 2,5mm a córnea, é necessário retirar, através do transplante de conjuntiva. A cirurgia dura em torno de uma hora.

Pós-operatório

O paciente permanece com o curativo em torno de 2 a 5 dias. A o olho e a visão volta ao seu aspecto normal em torno de 30 dias.

Visite o seu oftalmologista com regularidade e cuide-se!

5.00 avg. rating (83% score) - 1 vote
Anterior Maquiagem Inverno 2013: tendências, dicas
Próximo Lista de celulares com 4G no Brasil