Manjerona: usos e benefícios


A manjerona é uma planta bastante aromática que pode ser cultivada em qualquer época do ano, mas que pode não se dá muito bem com o frio. Suas folhas são caracterizadas por serem pequenas e em formato oval, e a planta não cresce mais que 50cm de altura, além de suas flores serem na cor branca. Seu caule é bastante fino, porém resistente.

Por ter folhas com um aroma forte e muito bom, a manjerona é frequentemente utilizada tanto na culinária (para o preparo principalmente de carnes como frango, peixe e porco), como em algumas festas religiosas dos interiores, devido ao seu cheiro forte.

Esta planta também pode ser facilmente confundida com o orégano, e não é para menos: a manjerona (Origanum majorana) é um parente muito próximo do orégano que conhecemos (Origanum vulgare). Porém, o aroma da manjerona é considerado mais “doce”, algo em torno do pinheiro, com toques cítricos.

manjerona (Foto: Divulgação)

Uso na culinária

Embora não seja muito conhecida a nível popular, a manjerona é um excelente tempero para o preparo de frangos e carne de porco, pois tira o cheiro bastante peculiar desta última, deixando-a com um aroma mais amigável para quem não gosta do cheiro natural da carne de porco. Além do mais, você também pode colocar a manjerona junto ao azeite, o que vai torná-lo mais saboroso.

Se preferir, pode também juntar pedaços bem picados das folhas de manjerona a manteiga amolecida, para criar uma manteiga bem aromática, que pode ser passada tanto no pão como utilizada no preparo de carnes e outros pratos.

Benefícios para a saúde

Além dos diversos usos na culinária, a manjerona também é bem conhecida no tratamento de algumas enfermidades, tais como: problemas estomacais e intestinais (flatulência, má digestão, diarréia, falta apetite), problemas respiratórios (asma, bronquite e tosses com catarro), além de ajudar no alívio de dores causadas por cólica menstrual, reumatismo, contusão e torcicolo.

O chá feito com as folhas da manjerona também pode ser utilizado como um afrodisíaco, ajudando a aumentar a libido e (porque não?) apimentando mais a relação.

Para dificuldades de respiração e congestionamentos nasais, o ideal é espremer as folhas e colocá-las pouco abaixo do nariz, para que o seu cheiro ajude a desentupir as vias aéreas superiores e também a acalmar as crises de asma, por exemplo.

Como visto, a manjerona tem várias utilizações, e é uma planta que convém sempre ter por perto. Se você quiser, pode comprar sementes de manjerona em supermercados e locais especializados e plantá-las em vasos de plantas. O tempo de germinação varia entre 1 a 3 semanas, mas o clico de vida da manjerona, quando bem cuidada, pode facilmente ultrapassar 1 ano.

4.00 avg. rating (70% score) - 1 vote
Anterior As transformações mais bruscas do cinema
Próximo Risqué Color Effect - 5 novas cores