Estresse: como eliminá-lo em apenas 1 minuto com esta técnica


Trânsito lento. Cobranças no trabalho. Problemas de família. Fila de banco. Atualmente são vários os motivos que podem nos causar estresse, e terminar o dia sem ter ao menos um aborrecimento é uma tarefa quase impossível para a maioria de nós.

O estresse (ou stress, como alguns preferem chamar) surge de situações que acreditamos “fugir do nosso controle”, e ele geralmente vem acompanhado de pânico, ansiedade e/ou frustração. A nível fisiológico, o estresse pode causar arritmia cardíaca, respiração ofegante, sudorese, tontura e tremores pelo corpo, podendo levar a desmaios ou em caso mais graves e intensos, a uma parada cardiorrespiratória e consequentemente à morte.

Embora seja praticamente impossível evitá-lo em algumas situações, a forma que você lida com o estresse pode diminuir (ou até mesmo neutralizar) os efeitos negativos causados por ele. Para isto, basta utilizar algumas técnicas que ajudam a retomar o controle da situação e a não se deixar abater diante das adversidades, pondo a sua mente em um estado de tranquilidade e propiciando clareza de pensamento.

E não: ao contrário do que você possa estar pensando, não leva tempo para chegar neste estado de paz e tranquilidade. Se você seguir nossas dicas, vai conseguir acalmar a sua mente em apenas 1 minuto.

Aprendendo a relaxar em apenas 1 minuto

A seguir, você aprenderá uma técnica para utilizar sempre que se sentir estressado, perdido ou preocupado com algo. É uma técnica concebida pelo americano Martin Boroson, um filósofo e estudioso em técnicas de meditação que criou o programa One Moment Meditation (Meditação em Um Instante, em tradução livre) e já ajudou milhares de pacientes diagnosticados com estresse, síndrome do pânico e outros problemas similares.

A técnica é a seguinte: vá para um local tranquilo e onde você tenha certeza que não será incomodado nem interrompido durante os próximos minutos. Pode ser o seu quarto, o banheiro da empresa, o lounge do seu prédio… o importante é que você fique sozinho e possa sentar-se confortavelmente, com seus pés firmes no chão e a coluna ereta, mas com o corpo relaxado. Mantenha a cabeça suspensa, como se ela estivesse acima dos problemas do mundo. Uma coisa que eu gosto de fazer nesse momento é imaginar que ela está em uma posição bem elevada, acima de tudo, quase tocando o céu.

Coloque suas mãos sobre as pernas, em repouso (não importa muito se as palmas de suas mãos estão para cima ou pra baixo, o importante é que ambas estejam do mesmo jeito). Feito isso, feche os olhos e foque apenas em sua respiração. Perceba o seu abdômen inflando e soltando o ar, de forma devagar e rítmica.

É perfeitamente normal sua mente entrar em devaneio e pensar sobre outros assuntos durante o exercício. Caso isso aconteça e você perceba que está perdendo o foco, apenas diga “hmmm” e retorne sua atenção à sua respiração.

Faça isso durante 1 minuto. É o suficiente.

Diminuindo o estresse diariamente e em menos tempo

Quando você usar esta técnica com frequência, perceberá que a sua capacidade de foco e relaxamento aumentarão a cada dia, ao ponto que você conseguirá utilizar esta técnica em qualquer lugar e situação: durante uma reunião chata, em uma entrevista de emprego, aguardando a sua vez na fila do banco, ou até mesmo durante um engarrafamento demorado.

A beleza da técnica (como mostrada no vídeo) é reduzir cada vez mais o tempo necessário para entrar em um estado de relaxamento. O “minuto” é a apenas uma janela inicial de tempo para você começar, mas o ideal é que você vá diminuindo o tempo do exercício com o passar dos dias. Em um determinado momento, você conseguirá obter a mesma sensação de calma e relaxamento em apenas um instante, podendo utilizar esta técnica em qualquer lugar.

Com mais meditação e menos preocupações, sua qualidade de vida melhorará bastante. Não deixe que o estresse tome conta de você!

Fonte: One Moment Meditation

5.00 avg. rating (80% score) - 1 vote
Anterior Miopia, Hipermetropia e Astigmatismo: Qual a Diferença?
Próximo Coroa de Flores: preço e faça você mesmo