Computador não liga: possíveis causas



Se você está tentando ligar o seu computador e não está conseguindo, saiba que isso pode ser causado por diversos motivos, alguns mais simples e fáceis de resolver, outros nem tanto assim. Se você tem conhecimento técnico e consegue abrir o seu computador (lembrando que isso pode fazer com que você perca a garantia, caso ela ainda esteja vigente), talvez consiga verificar o que pode estar impedindo de o seu computador ligar.

De qualquer forma, para achar a causa do seu computador não estar ligando, você precisa observar alguns “sintomas” que podem ocorrer na tentativa de fazer com o que o seu computador funcione, como bipes, funcionamento intermitente, entre outras coisas.

A seguir, citarei alguns destes sintomas, e consequentemente a causa de cada um deles. Lembrando que o ideal é que você procure um técnico qualificado que possa prestar manutenção no seu computador, ou ainda, se estiver na garantia, levá-lo de volta à loja onde você o adquiriu para que eles possam fazer os reparos necessários.

Computador emite bipes ao tentar ligar

Isso pode ser causado por algum erro de memória, ou algum componente interno solto (HD, fios, etc). Em casos mais graves, pode ser causado até mesmo por algum erro na placa-mãe. O ideal é que você verifique a quantidade e duração dos bipes, e olhe no manual da sua placa mãe o que cada um significa.

Computador não exibe nenhuma resposta ao pressionar o botão de ligar

Neste caso, pode ser algum fio solto (do botão “power”), botão com defeito ou, em último caso, sua fonte queimou. A fonte é responsável por distribuir energia pelos componentes do seu computador, e ela deve estar funcionando corretamente e com todos os cabos encaixados em seus devidos locais para que o seu computador funcione.

Verifique se ela está com cheiro de queimado, ou em caso contrário, peça a algum técnico que verifique as ligações da sua placa-mãe. Pode ser que ele tente ligar o seu computador causando um pequeno curto nos fios responsáveis por fazer com que o computador ligue.

Computador liga, mas desliga após algum tempo

Este problema geralmente é causado por um cooler (responsável por resfriar o processador) com defeito, pasta térmica endurecida (a pasta térmica é o condutor da temperatura do cooler), algum erro de componente (memória, HD, etc.) ou fonte com defeito.

Computador liga, mas vídeo não aparece

Verifique todas as conexões do monitor, etc, e teste seu monitor em outro computador para ver se ele está funcionando perfeitamente. Caso não funcione, pode ser um problema na placa de vídeo, ou no computador em si (que talvez não esteja inicializando).

Não esqueça: independente do problema, o ideal é procurar alguém especializado que possa te auxiliar, pois além destes, existem vários outros problemas que podem estar causando isso.

Em último caso, considere trocar de computador… mas faça isso somente se não houver outra saída! 🙂

5.00 avg. rating (82% score) - 1 vote
Anterior Filho do Justin Bieber com Mariah Yeater é MENTIRA
Próximo Email e MSN do Justin Bieber: como mandar um email para o Justin Bieber, qual é o email do Justin Bieber