É possível mudar a cor dos olhos com cirurgia?


Olhos Azuis
Cirurgia a laser promete mudar a cor dos olhos de marrons para azuis por meio da retirada de pigmentação da íris

Se os seus olhos são escuros, tenho certeza que ao menos uma vez na vida você sonhou ter olhos claros. Verdade seja dita: olhos claros certamente chamam mais atenção que olhos escuros, principalmente aqui no Brasil, onde a maioria das pessoas têm olhos de cor mais escura.

Por conta disso, muitas pessoas resolvem adquirir lentes de contato coloridas para ter a liberdade de mudar – nem que seja por um momento – a cor dos olhos. Mas tem um problema nisso: além da manutenção que toda lente de contato precisa, elas nunca deixam o olho realmente natural.

Olhos Azuis
Cirurgia a laser promete mudar a cor dos olhos de marrons para azuis por meio da retirada de pigmentação da íris

Felizmente, a medicina nos deu mais um presente: atualmente, é possível mudar a cor dos olhos permanentemente, com um cirurgia especial que utiliza um laser – parecido com aqueles lasers de cirurgia para correção refrativa – para remover a melanina que está presente na íris das pessoas com olhos escuros.

Afinal… o que determina a cor dos olhos de uma pessoa?

Além de fatores, lógico, genéticos, saiba que quanto mais escuros os seus olhos forem, mais melanina eles terão. A melanina é responsável por dar o tom moreno/escuro à nossa pele, olhos e cabelo, e esta técnica, descoberta pelo Dr. Gregg Homer, de California – EUA, apenas retira a melanina da íris das pessoas que têm olhos castanhos/escuros. Segundo ele, todo olho escuro é, de fato, azul por baixo, o que torna o processo de despigmentação a laser possível.

A cirurgia para mudança de cor dos olhos é feita em 20 segundos para cada olho, e o processo é irreversível. Segundo o Dr. Homer, esta técnica vem sendo estudada há mais de 10 anos, e o paciente não sofre nenhum dano com a cirurgia.

Riscos da cirurgia

Embora a ideia de mudar a cor dos olhos permanentemente seja tentadora, existem alguns riscos sérios com a cirurgia. O principal – e mais grave – é o risco de o paciente sofrer um glaucoma futuramente.

Este tipo de trauma é causado porque a melanina, embora despigmentada, não “evapora”: ela se aloja em outra parte do olho que não a íris, o que pode causar um glaucoma por obstrução do local onde ela fica. Além disso, a melanina é uma proteção natural dos olhos mais escuros: se retirada, ele pode causar danos tão graves quanto se for retirada da nossa pele.

Caso você esteja considerando mudar a cor dos olhos, o ideal é que use lentes de contato, pois é uma solução rápida, barata, e que te dá a liberdade de mudar de ideia. Ainda assim, você pode considerar usar lentes de contato permanentes, que são implantadas nos olhos, mas ainda assim, trazem riscos.

O bom mesmo é que você se acostume com os seus olhos na cor que são, e evite passar por complicações futuras por uma intervenção cirúrgica em algo que é natural e desta forma por um bom motivo.

5.00 avg. rating (91% score) - 3 votes
Anterior Cirurgia para miopia: como é feita, preço e riscos
Próximo Lamborghini Aventador: preço, vídeo, fotos