É possível mudar a cor dos olhos com cirurgia?


Olhos Azuis
Cirurgia a laser promete mudar a cor dos olhos de marrons para azuis por meio da retirada de pigmentação da íris

Se os seus olhos são escuros, tenho certeza que ao menos uma vez na vida você sonhou ter olhos claros. Verdade seja dita: olhos claros certamente chamam mais atenção que olhos escuros, principalmente aqui no Brasil, onde a maioria das pessoas têm olhos de cor mais escura.

Por conta disso, muitas pessoas resolvem adquirir lentes de contato coloridas para ter a liberdade de mudar – nem que seja por um momento – a cor dos olhos. Mas tem um problema nisso: além da manutenção que toda lente de contato precisa, elas nunca deixam o olho realmente natural.

Olhos Azuis
Cirurgia a laser promete mudar a cor dos olhos de marrons para azuis por meio da retirada de pigmentação da íris

Felizmente, a medicina nos deu mais um presente: atualmente, é possível mudar a cor dos olhos permanentemente, com um cirurgia especial que utiliza um laser – parecido com aqueles lasers de cirurgia para correção refrativa – para remover a melanina que está presente na íris das pessoas com olhos escuros.

Afinal… o que determina a cor dos olhos de uma pessoa?

Além de fatores, lógico, genéticos, saiba que quanto mais escuros os seus olhos forem, mais melanina eles terão. A melanina é responsável por dar o tom moreno/escuro à nossa pele, olhos e cabelo, e esta técnica, descoberta pelo Dr. Gregg Homer, de California – EUA, apenas retira a melanina da íris das pessoas que têm olhos castanhos/escuros. Segundo ele, todo olho escuro é, de fato, azul por baixo, o que torna o processo de despigmentação a laser possível.

A cirurgia para mudança de cor dos olhos é feita em 20 segundos para cada olho, e o processo é irreversível. Segundo o Dr. Homer, esta técnica vem sendo estudada há mais de 10 anos, e o paciente não sofre nenhum dano com a cirurgia.

Riscos da cirurgia

Embora a ideia de mudar a cor dos olhos permanentemente seja tentadora, existem alguns riscos sérios com a cirurgia. O principal – e mais grave – é o risco de o paciente sofrer um glaucoma futuramente.

Este tipo de trauma é causado porque a melanina, embora despigmentada, não “evapora”: ela se aloja em outra parte do olho que não a íris, o que pode causar um glaucoma por obstrução do local onde ela fica. Além disso, a melanina é uma proteção natural dos olhos mais escuros: se retirada, ele pode causar danos tão graves quanto se for retirada da nossa pele.

Caso você esteja considerando mudar a cor dos olhos, o ideal é que use lentes de contato, pois é uma solução rápida, barata, e que te dá a liberdade de mudar de ideia. Ainda assim, você pode considerar usar lentes de contato permanentes, que são implantadas nos olhos, mas ainda assim, trazem riscos.

O bom mesmo é que você se acostume com os seus olhos na cor que são, e evite passar por complicações futuras por uma intervenção cirúrgica em algo que é natural e desta forma por um bom motivo.

5.00 avg. rating (86% score) - 2 votes
Anterior Cirurgia para miopia: como é feita, preço e riscos
Próximo Lamborghini Aventador: preço, vídeo, fotos
  • Lia

    Lentes, colírios milagrosos (?), laser, etc. sempre serão artificiais…Não serão modificações genéticas ao descendentes e o DNA da pessoa continua como tendo genes para olhos escuros, castanhos, e da mesma forma se fizerem o processo para escurecer os olhos, o DNA continuará para claros…

    A retirada da melanina deveria ser feita para atuar no gene que faz o fenótipo, mudando o gene, os olhos mudariam e possivelmente seria transmissível geneticamente aos descendentes. Isso serve pra qualquer outra característica, caso da altura, que já é corrigida por cirurgias longas e dolorosas, além de caras. Idem para cor e tipos de cabelos: encrespa, alisa, muda a cor, mas o DNA vai ser sempre o mesmo…

    O ideal, já que se quer controlar características, quem sabe escolher e combinar conforme os desejos de um 'catálogo', é fazer por manipulação genética, seja em óvulos/sptz, seja no ser já formado e nascido e crescido que queira mudar, porque vai que ele não goste da combinação feita pelos pais? Quando é vítima do acaso da natureza, até se conforma em não ter aqueles olhos da mãe e aquela altura do pai, mas se eles escolheram bizarrices para filhos e estes não gostarem?

    Tudo isso parece ficção científica, mas logo um dia será comum,. Já se condenou operação para corrigir miopia com laser, diziam ser genética e já estava de bom tamanho lentes corretivas em aros pesados e desconfortáveis. Hoje é rotina e não causa estranhamento, é como trocar cor de cabelo e mudar de crespo para liso.

    Curioso que ao se falar de melanina, há quase um consenso de que ela é obrigatoriamente saudável e sua manifestação sempre bonita… Já pensar em eliminar leva a preconceitos do tipo 'nazista', quer acabar com a raça negra, achar raça branca superior e por aí vai. Antes, devem decidir se podemos ou não falar em 'raças' humanas, ou tem ou não tem. Não podem apelar para 'raça' só quando é num sentido, politicamente correto, feito para dar privilégios a alguma delas.

    Melanina é pigmento que abriga inclusive um grave tipo de câncer: o melanoma, de alta fatalidade quando agressivo. Portanto, quando querem usar como desculpa do que é saudável — em termos de 'clareamento de pele' ou mudança da cor de olhos—, sempre vem o mimimi de que é melhor ter melanina…Ninguém condena como racista quem se queima ao sol ou em equipamentos em busca de escurecimento ( soa 'olha como ele/ela é legal, gosta de peles morenas, escurinhas até o limite de ficarem doentes). Quando o esforço é no sentido contrário, de clareamento, de ter olhos claros e cabelos lisos, ah, pronto! é racista nazista eugenista da pior espécie.

    Falam muito em imposição de um padrão estético de beleza, sobretudo europeu. Condenam como sendo racista. Mas há também o padrão de beleza 'politicamente correto', inclinado para morenices étnicas, mais claras ou mais escuras, e não vejo condenação racista nos que seguem ou perseguem tais padrões, nem afros, nem asiáticos. Já o contrário… Michael Jackson que o diga, foi mais malhado do que Judas em sábado de aleluia… Encrespar cabelos e pegar um bronze pode alisar e evitar sol ou usar clareadores não pode…

    O mesmo se dá na questão dos olhos, se aparecer técnica escurecendo vão achar lindo loiro de olhos claros trocando de cor, já o contrário é rotulado como racista, né?

    Melanina não faz falta nenhuma a não ser para evitar cabelos brancos,e não é verdade que olhos escuros sejam mais saudáveis e menos sensíveis do que claros, verdes, azuis e nuances. Da mesma forma que pele com muita melanina não é necessariamente mais saudável e resistente. Nem mesmo ao sol, dado que até negros podem e têm doenças de pele, incluindo cânceres diversos e melanoma.

    O problema da mudança é que ela continua apenas cosmética, age no fenótipo, não é diferente de uma plástica para mudar um nariz de adunco para um arrebitado. Mas se aceita a mudança do nariz, das orelhas de abano, meramente estéticas, já que o nariz medonho e as orelhas caídas e grandes, não prejudicam a funcionalidade… Mudar cor de olhos mexe com mais do que estética e fenótipo, mexe com 'conceitos sociológicos, ideologias', então o bicho pega…

  • jonathands

    essa é provavelmente a coisa mais idiota que eu já vi, quem faz isso merece ficar cego