Como habilitar legendas SRT em filmes no PS3


Playstation 3

Playstation 3 (Foto: Divulgação)

Imagine a situação: você baixa aquele filme sensacional com 1080p de qualidade, junta toda a família e amigos para assisti-lo na sua TV da sala, regado a muita pipoca e refrigerante, e põe o filme junto à legenda SRT no seu pen drive. Daí, conecta-o ao seu Playstation 3, e quando o filme começa… cadê a legenda?

Infelizmente, isso é algo que tem frustrado bastante os proprietários do console da Sony. A falta de suporte a legendas no formato SRT é algo considerado pré-histórico, considerando toda a tecnologia que o Playstation 3 oferece. O console só oferece suporte a legendas quando elas são embutidas no vídeo, e para fazer isso, são necessárias horas convertendo os vídeos, correto?

Errado. Existe uma forma bastante rápida de embutir legendas em seus vídeos no formato AVI e assisti-lo normalmente no PS3 – e tudo isso, em menos de 3 minutos, geralmente.

Conheça o AVIAddXSubs

AviAddXSubs (Foto: Divulgação)
Tela do AviAddXSubs

O AVIAddXSubs é um programa bem pequeno, mas com um potencial pra ninguém botar defeito: ele é capaz de embutir as legendas no formato SRT nos seus vídeos, tornando-o capazes de serem reproduzidos no Playstation 3 e mantendo a qualidade original do arquivo. Tudo isso é possível graças à forma com que ele faz isso, sem a necessidade de converter novamente o arquivo de vídeo – é como se ele “colasse” a legenda no vídeo, dando a ele uma nova extensão (geralmente DIVX).

Para baixar o programa, clique aqui (e logo depois em download) e siga as instruções abaixo para ter o seu vídeo pronto em menos de 5 minutos:

  • Descompacte o arquivo AVIAddXSub.zip baixado em uma pasta qualquer no seu computador (por exemplo, a pasta C:\AVIAddXSubs)
  • Preferencialmente, crie um atalho do executável do arquivo na sua Área de Trabalho. A forma mais rápida de fazer isso é entrando na pasta onde você descompactou os arquivos (C:\AVIAddXSubs, no nosso exemplo) e arrastar o arquivo AVIAddXSubs.exe para a Área de Trabalho do seu computador, segurando as teclas Ctrl + Shift do seu teclado (ou então, clicando com o botão direito no arquivo indicado, e escolhendo Enviar para > Área de Trabalho).
  • Feito isso, para criar uma cópia do seu filme com a legenda embutida para assistir no PS3, entre na pasta do arquivo do filme e arraste-o para cima do atalho recém-criado do AVIAddXSubs na Área de Trabalho.
  • Uma janela será aberta com algumas opções. Se você clicar em “Start”, o programa iniciará a operação de embutir as legendas em seu filme, criando um novo arquivo no formato .divx na mesma pasta onde se encontra o arquivo original e que pode ser reproduzido normalmente em seu Playstation 3, via pen drive ou outro tipo de mídia suportada.

Pronto, basicamente isso! Mas se você encontrar algum erro ao tentar gerar o novo arquivo, confira algumas observações e dicas que podem te ajudar:

  • É necessário que o arquivo da legenda esteja na mesma pasta (e com o mesmo nome) do arquivo de vídeo. Caso contrário, a conversão pode dar erro.
  • O seu vídeo deve estar no formato AVI. Se este não for o seu caso – por exemplo, se você baixou o vídeo em formato MP4 ou MKV – será necessário converter o seu vídeo para o formato AVI, pra logo após, gerar o arquivo .divx com a legenda embutida. A forma mais segura de fazer isso é baixando o conversor ffmpeg (baixe-o aqui) e colocando o arquivo ffmpeg.exe dentro do zip na mesma pasta do executável do AVIAddXSubs. Feito isso, arraste normalmente o arquivo (.mp4 ou .mkv) para o atalho do AVIAddXSubs, que ele converterá automaticamente o seu vídeo para o formato correto. AVISO: O tempo para conversão de um vídeo para o formato AVI pode demorar horas, a depender do tamanho do arquivo original e da capacidade de processamento do seu computador. Portanto, o ideal é fazer isso com tempo de sobra, e enquanto não estiver utilizando o computador.
  • É possível embutir mais de uma legenda no seu vídeo (por exemplo, legendas com idiomas diferentes). Para fazer isso, insira o idioma da legenda logo após o nome do arquivo, no srt, por exemplo: para o arquivo meuvideo.avi, legendas válidas terão o nome meuvideo.srt e meuvideo-en.srt, onde o -en corresponde ao idioma da legenda. É possível embutir até 8 legendas diferentes em um mesmo vídeo.

Seguindo os passos acima, não é mais necessário ter um servidor de mídia (como o PS3 Media Server) para assistir os seus vídeos no Playstation 3 (e contar com lentidão e perda de qualidade na reprodução de arquivos).

É só embutir as legendas, passar para o pen drive e curtir o filme junto com a família e amigos. Mas não esqueça o refrigerante e a pipoca!

5.00 avg. rating (91% score) - 3 votes
Anterior Abadás de Blocos e Camarotes em Salvador: onde comprar
Próximo Playstation 4 Orbis: lançamento pode ser ainda em 2013