Aumente a segurança do seu e-mail e proteja-se na internet


Aumenta a segurança do seu email

Aumenta a segurança do seu email

Hoje em dia, nós nunca sabemos quando estamos realmente seguros na internet. A cada minuto que passa, os mestres da internet (os hackers e crackers) inventam uma nova maneira de tentar conseguir as suas informações, e tudo que eles querem é uma conta desprotegida, ou seja, com pouca segurança.

Se você utiliza o mesmo e-mail e senha em todos os sites onde se cadastra, e se sua senha é relativamente simples (principalmente contendo palavras do dicionário), sua conta pode estar em risco de ser invadida.

Porém, existem algumas dicas bem simples que ajudam você a se proteger melhor na internet, dificultando o trabalho dos hackers que tentam invadir a sua conta de e-mail ou até mesmo tornando o trabalho deles inútil. Siga os passos abaixo e torne a sua conta do Gmail mais segura.

Aumentando a segurança do seu e-mail

Existem algumas regrinhas no Gmail que são extremamente úteis quando se trata de segurança. Alguns clientes de e-mail diferentes, como o Live e o Hotmail, também aceitam essas modificações, portanto, faça um teste antes de pô-las em prática.

Digamos que você usa o e-mail eusoufulano@gmail.com para se cadastrar em sites e criar criar contas nos mesmos. Para aumentar o nível de segurança das contas que você cria usando esse e-mail, basta você adicionar um (.) no seu nome de usuário, separando da forma com que lhe for mais fácil lembrar, por exemplo: eu.sou.fulano.@gmail.com.

Se você não sabia, o Gmail ignora completamente os pontos (.) adicionados em sua conta de e-mail. Portanto, não importa se você se cadastre como eu.sou.fulano@gmail.com ou e.u.s.o.u.f.u.l.a.n.o.@gmail.com: todos eles serão direcionados ao e-mail eusoufulano@gmail.com.

Caso você ainda não esteja satisfeito com os pontos, você também pode adicionar o sinal (+) após o seu nome de usuário e inserir qualquer palavra após ele, pois o Gmail ignora tudo o que vier após o sinal de adição (+). Tomando como exemplo o eusoufulano@gmail.com, caso você se cadastre em um site específico, você pode utilizar o endereço eusoufulano+detal@gmail.com, onde o “detal” é o nome do site, sem se preocupar em criar um email específico para isso – seu e-mail continuará chegando em eusoufulano@gmail.com.

Com essas duas possibilidades, você pode fazer com que as suas contas fiquem praticamente impossíveis de serem invadidas, criando inúmeras combinações relacionadas ao seu nome de usuário ou a qualquer outra palavra que você queira usar.

Veja alguns exemplos juntando as duas opções:

    Na hora de escolher a sua configuração, evite o óbvio. Não use por exemplo eusoufulano+facebook@gmail.com se pretende aumentar o nível de segurança. Essa configuração só é valida se você pretende filtrar os e-mail recebidos pelo Facebook, de forma que os mesmos sejam aplicados a um marcador relacionado ao Facebook.

    Você pode atribuir essas funções ao seu e-mail não só para aumentar a sua segurança, mas também para descobrir qual empresa está vendendo as suas informações para spammers.

    Descobrindo de onde está vindo spams no seu e-mail

    Vamos imaginar que você está se cadastrando no site de alguma empresa, e no formulário você precisa pôr o seu e-mail. Tomemos a loja “Tantofaz” como exemplo. Na hora de se cadastrar, você vai usar o e-mail eusoufulano+tantofaz@gmail.com. Se por acaso a empresa Tantofaz vender as suas informações, o e-mail em questão será o e-mail cujo você pôs no formulário. Logo, as mensagens spam serão enviadas para o e-mail eusoufulano+tantofaz@gmail.com.

    Para saber para qual e-mail a mensagem spam foi enviada, basta você abrir a mensagem, clicar no “para” e você vai ver todas as informações de envio lá. Você vai ver o e-mail de quem enviou a mensagem, e para quem foi enviada, neste caso você vai ver “Para: eusoufulano+tantofaz@gmail.com“, deixando bem claro o nome da empresa que vendeu suas informações.

    Lembre-se de que isso só é válido se você usar apenas uma configuração de e-mail para cada empresa ou serviço no qual você deseja rastrear.

    Seguindo estas dicas, fica bem mais fácil proteger a sua conta de e-mail de hackers e intrusões não autorizadas, bem como diminuir bastante o número de spams recebidos.

    5.00 avg. rating (83% score) - 1 vote