A iniciativa do Outubro Rosa é, simplesmente fantástica, pois simboliza a luta contra o câncer de mama, além de incentivar a participação da população a esse alerta pra essa doença que é uma vilã e mata tantas mulheres… Por isso que é importante que a mulher se toque, pois o com diagnóstico precoce as chances de se curar são grandes!

Empresas e entidades públicas também participam dessa ação, se enfeitando de laço rosa e iluminando os prédios com a luz dessa cor tão simbólica pra as mulheres, o que é muito legal e positivo, pois uniu e une o mundo para uma causa tão nobre e significativa, por isso que o Outubro Rosa tornou-se tão popular!

História do Outubro Rosa

Em 1990, a Fundação Susan G. Komen for the Cure fez uma ação que talvez tenha sido o ponto de partida para a ação do Outubro Rosa, lançando o símbolo do laço cor-de-rosa e distribuindo para as pessoas que participavam da 1ª Corrida pela Cura, na cidade de Nova Iorque, e com o sucesso, passou a ter anualmente essa iniciativa. Anos depois, nos EUA, empresas e instituições públicas começaram de fato a incentivar a população com ações no combate ao câncer de mama, especificamente no mês de outubro, denominando Outubro Rosa.

(É claro que não é só nesse mês que as mulheres devem se prevenir… A vigilância é o ano todo!)

Ações do Outubro Rosa em Salvador-Ba (2015)

São muitas as ações do Outubro Rosa em Salvador, oportunidade única para todas as mulheres de todas as classes! O importante é se prevenir! São exames gratuitos (como a mamografia, que é o principal exame para o diagnóstico do câncer), palestras, eventos e oficinas disponíveis durante todo o mês, promovidas pelo Governo do Estado, Governo Gederal, Secretaria Municipal de Saúde e também por clínicas como a Delfin, GEAP, Núcleo de Mama, Núcleo de Oncologia, dentre outras.

Requisitos para os exames: ter entre 50 e 69 anos, apresentar cópia e original do RG e comprovante de residência e cartão do SUS (Sistema Único de Saúde). 

Confira aqui as datas e os locais pra você não perder:

Unidades móveis no Hospital São Rafael – De 05/10 a 17/10, das 08h às 18h (senhas a partir das 07h)
Unidades móveis na UNEB (Cabula) – De 19/10 a 31/10, das 08h às 18h (senhas a partir das 07h)
Shopping da Bahia (Hétero Exames de Mamas – 3º Piso) – De 07/10 a 31/10, das 09h às 17h
Núcleo da Mama (Ondina) – De 03/10 a 09/10  (agendamentos no telefone (71)  3353-4422)
Salvador Shopping (campanha do Hospital Português no Piso L1) – De 07/10 a 09/10, das 09 às 22h

Demais eventos:

Exposição A vida em cor de rosa no Salvador Shopping – 05 a 11 de outubro de 2015 (segunda a sábado, das 9h às 22h; domingo, das 13h às 21
Corrida Outubro Rosa – Kartódromo de Ipitanga (Lauro de Freitas) – Dia 17/10 às 07h30
Oficinas de beleza e automaquiagem do projeto internacional “De Bem com Você – a Beleza contra o câncer” (Look Good Feel Better) – Auditório do NOB (Avenida Adhemar de Barros, 123, Ondina) – 19 e 16/10 às 14h
1º Encontro para Mulheres um novo olhar sobre o câncer de mama  (dirigido a pacientes com câncer) – Auditório do Núcleo de Oncologia da Bahia (NOB) – vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas através do e-mail comunicação@nob-ba.com.br ou telefone (71) 4009-7059 – Dia 20/10 às 14h

Depoimento

Gesto lindo de Gabriela sobre a superação do câncer de mama de sua mãe, Elenita! Motivador e incentivador!

Há alguns meses durante um autoexame minha mãe sentiu um carocinho na mama. Depois de alguns médicos, uma tonelada de…

Posted by Gabriela Deiró on Terça, 6 de outubro de 2015

Quer receber mais novidades e promoções exclusivas? Digite seu email!

Curtiu? Compartilhe isso com seus amigos!

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes