Barriga Tanquinho. Foto: Divugalção

Barriga Tanquinho: um sonho perfeitamente possível

O sonho da grande maioria dos homens, certamente, é ter um abdômen bem definido – também conhecido como barriga tanquinho – e fazer a alegria da mulheres. Sem sombra de dúvidas, uma barriga tanquinho causa muito mais suspiros nas mulheres do que uma barriga inchada, flácida, ou como comumente conhecemos, uma barriga de chopp.

Se você está acima do peso, não tem regrado a alimentação e está no sedentarismo, as chances de ter gordura abdominal são muito altas. E com gordura abdominal, por mais exercícios localizados que você faça, seu abdômen não ficará dividido, pois ainda haverá uma camada de gordura por cima.

Basicamente, ter uma barriga tanquinho consiste em dois objetivos: exercitar os seus músculos abdominais e perder gordura corporal. Embora possa parecer simples, manter esses dois objetivos durante um bom tempo torna-se um desafio para muita gente – desafio este que, convenhamos, compensa muito no final. Geralmente, as pessoas querem resultados rápidos, e acabam parando no meio do caminho, após alguns dias de exercícios e dietas.

Para começar o seu caminho rumo a um abdômen bem definido, você deve ter algo em mente: o resultado geralmente não vem de imediato, mas cada dia que você passa fazendo a dieta e os exercícios corretamente contam e funcionam. Portanto, não estipule prazos extremamente curtos: pelo contrário, defina objetivos semanais/mensais. Isso ajuda a diminuir o estresse dos exercícios e dietas. Por exemplo, você pode definir perder 3/5 quilos por mês, a depender do seu metabolismo. Falaremos aqui sobre como deixar o seu metabolismo funcionando de vento em popa.

Outra coisa: o que você lerá aqui são apenas dicas de como ter uma barriga tanquinho, mas é extremamente importante que você procure um nutricionista e converse com ele sobre o que você deseja. O nutricionista é o profissional mais indicado para te passar uma dieta correspondente aos seus objetivos e ao seu estilo de vida. Tenha muito cuidado ao fazer dietas “caseiras”, visto que elas podem ter deficiência em proteínas, fibras e vitaminas, e sua saúde pode acabar se complicando.

Aviso dado, vamos às dicas!

Perdendo gordura

  • Faça exercícios aeróbicos. Correr, caminhar, bicicleta, pular corda… todos eles valem. Lembre-se que não adianta fazer milhares de exercícios físicos se ainda existe uma camada de gordura sobrepondo o seu abdômen. Por mais que você fortaleça os músculos dessa região, os resultados só serão visíveis após queimar gordura. Portanto, corra!
  • Evite comer demais à noite, e não deixe de tomar café da manhã. Um erro que muitas pessoas cometem é ir trabalhar/estudar sem tomar café da manhã, talvez por pura falta de tempo. Porém, no horário de almoço, a fome vem com tudo, o que faz com que elas comam muito, e fiquem inativas o resto da tarde por causa do peso no estômago. Se não tiver tempo de tomar café da manhã, considere preparar um cereal matinal para o desjejum, pois eles estão prontos em poucos minutos e geralmente são bem saudáveis.
    Outra coisa: não coma demais à noite, pois você passará as próximas horas do dia inativo, com o metabolismo funcionando lentamente, o que contribuirá para o acúmulo de gordura no seu corpo. O ideal é que o café da manhã seja a sua maior refeição, acompanhado do almoço em menor quantidade, e que a janta seja de apenas algumas frutas.
  • Faça exercícios físicos, como levantamento de peso. Não adianta só fazer exercícios aeróbicos, se você não preparar os seus músculos. Quanto mais músculos você tiver, mais gordura queimará mesmo em repouso, e se você não exercitá-los, pode acabar perdendo-os (e isso inclui os músculos do seu abdômen).
  • Coma de 3 em 3 horas, enquanto estiver acordado. Barras de cereal no intervalo entre o café da manhã, o almoço e a janta são ideais, pois mantém o seu metabolismo funcionando corretamente e queimando gordura. Se não optar por barra de cereais, opte por snacks ricos em proteína magra.
  • Beba bastante água. Além de preencher o seu estômago, a água faz muito bem ao seu metabolismo, além de ajudar a limpar as toxinas do seu corpo e absorver nutrientes dos alimentos. Porém, se você sua muito durante os treinos, considere tomar um preparo líquido rico em proteínas e sais minerais, visto que beber muita água (ou seja, MUITOS litros) pode diluir os sais minerais do seu corpo.

Como ter barriga tanquinho: exercícios

Agora que você já sabe como perder gordura corporal, basta aliar tudo isso a exercícios que ajudarão a modelar o seu abdômen. Uma dica de vídeo de exercícios abdominais que você pode fazer em sua casa segue abaixo:

Além destes exercícios, procure uma academia e faça exercícios para fortalecer toda a região abdominal, além das costas. Ao exercitar os músculos desta região, você contribui para uma postura firme, que definirá e mostrará ainda mais os seus músculos abdominais.

Lembre-se: o seu abdômen é composto de músculos, portanto, precisa de treinamento como bíceps, tríceps, panturrilha, etc. Se você quer definição, você precisará colocar alguma resistência (contrapeso) nos seus treinos. Independente disso, o seu objetivo inicial deve ser o de queimar gordura, portanto, um programa de 3 a 4 treinos aeróbicos semanais já te ajudará a queimar calorias e a acelerar o seu metabolismo.

Boa sorte no seu treino, e espero que você consiga alcançar os seus objetivos!

Compartilhe isso com seus amigos!

Como ter barriga tanquinho: o guia definitivo
2 votes, 4.50 avg. rating (75% score)