Em ambientes úmidos, com pouca circulação de ar, normalmente surgem  problemas com os temidos mofos. Não há nada mais feio do que aquelas manchas na parede e o pior, faz mal a saúde, porque o mofo é nada mais nada menos que um fungo, que vai crescendo e se não tomar medidas para saná-lo, ele destrói móveis, paredes e prejudica o seu bem estar!

Por isso, selecionamos algumas dicas com produtos de casa, para você se livrar dessa praga!

Vinagre

Rico em ácido acético, o vinagre é um grande aliado no combate ao mofo! Confira algumas formas de uso:

  • Umedeça um pano com água morna, coloque o vinagre e passe nos móveis que estão com mofo;
  • Ferva 1L de vinagre branco e coloque dentro do móvel, na própria panela, e feche-o. Deixe por algumas horas e depois passe um pano, umedecido com o próprio vinagre da panela, por dentro e por fora do móvel;
  • Coloque o vinagre, em temperatura normal, em um borrifador e aplique onde tiver mofo (armários, guarda-roupas, parede…), depois passe um pano úmido e deixe secar.

Água sanitária

Para paredes enfestadas de mofo e bolor, a água sanitária é excelente! Misture água e e água sanitária (mesma quantidade, exemplo – 1 copo de água para 1 copo de água sanitária). Esfregue a parede com essa mistura, depois enxugue com um pano seco e espere secar. Para os armários, use também a mesma mistura, e aplique com uma bucha ou um pano, nas áreas que tenham mofo.

Giz de lousa

Para sanar o mal cheiro do mofo e controlar a umidade, coloque uma quantidade boa de giz de lousa (8 ou 10 unidades) em um recipiente aberto e ponha onde desejar (pode ser atrás das portas ou em qualquer lugar do cômodo). Após alguns dias, você vai perceber que o giz está úmido, e aí é só colocar em algum lugar que bata sol e pronto, o giz voltará ao normal e poderá ser usado novamente, por meses! Bacana, não?

Bicarbonato de sódio

Encha metade um uma vasilha com bicarbonato de sódio nos cantos das paredes (faça em algumas vasilhas e espalhe em casa). Quando aparecer bolhinhas, já está na hora de trocar! Coloque também dentro do guarda-roupa, assim retém bem a umidade!

Dicas importantes:

  • Afaste os móveis da parede que está com mofo, assim eles não serão afetados;
  • Evite guardar roupas úmidas: só guarde quando estiverem completamente secas;
  • Mantenha sempre o guarda-roupa limpo. De vez em quando abra as portas dele pra circular o ar;
  • Separe um dia, a cada seis meses, pra colocar suas roupas pra tomar sol;
  • No tempos de muita umidade em sua casa, evite deixar tapetes e carpetes pesados, isso vale também para cortinas.

Seguindo essas dicas, com certeza você vai se livrar dessa praga que é o mofo!

Quer receber mais novidades e promoções exclusivas? Digite seu email!

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes