Se tem uma coisa que todos nós (que ingerimos bebidas alcoólicas) desejamos, ao menos uma vez em nossas vidas, é poder beber sem ter que aguentar a ressaca do outro dia.

Ok, minto. Desejamos isso todo santo dia após uma noitada “daquelas”.

Melhor ainda seria se a gente pudesse beber o quanto quisesse, se divertir bastante, e sem precisar aguentar as histórias de vexame no dia posterior à bebedeira. Em tempos de Facebook, Instagram e WhatsApp, ficar bêbado pode ser um excelente motivo pra se tornar um viral nas internêts – infelizmente, da pior forma possível.

Para os precavidos de plantão, vale tudo para se preparar para a bebedeira: Engov, tomar uma colher de azeite de oliva ou mel, ingerir muita água antes, durante e depois da balada, ou até mesmo beber bastante leite – sim, já vi gente fazendo isso. Ainda que estes paliativos ajudem um pouco a conter os efeitos do álcool, nenhum deles consegue te proteger de verdade de ficar bêbado.

Até agora.

Conheça o ingrediente milagroso que te livra da embriaguez

Se você deseja beber todas sem peso na consciência, é só seguir a dica do Jim Koch, co-fundador da Boston Beer Company, a empresa por trás da cerveja Samuel Adams, que é uma das marcas mais conhecidas de cerveja dos EUA: segundo ele, o ingrediente que deve ser ingerido para garantir uma noite sem “surpresas” com o álcool é um só: levedura de cerveja. Seca, em pó. Algumas colheres de sopa já bastam.

Lêvedo de cerveja? Como assim?

Não, você não leu errado. Segundo Jim, esta dica foi passada por um mestre cervejeiro amigo dele – que por sinal, também é PhD em bioquímica.

Funciona assim: quando bebemos, grande parte do álcool é absorvida pelo nosso organismo e fica percorrendo o nosso sistema circulatório até chegar ao cérebro, onde começa a fazer os efeitos que bem conhecemos. Enquanto isso, o nosso fígado trabalha dobrado para filtrar toda essa substância do nosso corpo, metabolizando as moléculas do álcool em partes isoladas de carbono, oxigênio e hidrogênio.

Já a levedura da cerveja possui uma enzima chamada de álcool desidrogenase (ADH) e que tem um poder “mágico” sobre o nosso organismo: ao se encontrar com o álcool, essa enzima quebra as moléculas da bebida da mesma forma que o nosso fígado faz no processo de filtragem da substância. Portanto, ao ingerir alguma bebida alcoólica após o consumo da levedura da cerveja, esta última já iniciará a quebra das moléculas do álcool direto em nosso estômago, antes mesmo da bebida alcoólica chegar à nossa corrente sanguínea. Bem legal, não?

Ah, sim! Vale o lêvedo de cerveja seco e em pó, desses encontrados em lojas que vendem produtos orgânicos. Algumas colheres de sopa já devem segurar você por mais algumas horas sem dar vexame. 🙂

Só não abuse muito!

Sim, mas qual a graça de beber se não posso ficar bêbado?

Sinceramente? Não tenho a MÍNIMA ideia.

Talvez, se você for participar de um campeonato pra ver quem demora mais de se embriagar, ou se for o casamento da sua filha… ou então, você não tá afim de ficar gritando feito um louco no final da festa, ou ainda, você prefere o gosto do álcool à sensação que ele traz… vai saber.

O importante é que agora você já sabe um método “cientificamente comprovado” de como não ficar mais bêbado em festas. E o mais importante: sem ressacas!

Pena que talvez você não deixe nenhuma história pra contar no outro dia… 😉

Via Sploid

Quer receber mais novidades e promoções exclusivas? Digite seu email!

Curtiu? Compartilhe isso com seus amigos!

1.00 avg. rating (39% score) - 1 vote